Foto: EVARISTO SÁ/AFP - 10.11.2021

BOLSONARO DIZ QUE PRORROGARÁ POR 2 ANOS A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11), em evento no Palácio do Planalto, que o governo decidiu desonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia por mais dois anos.

Esses 17 setores são os que mais empregam na economia brasileira.A desoneração perderia a validade no fim deste ano.

Nesta quarta (10), o deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) protocolou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração.

Defensores do texto vêm argumentando que, sem a desoneração, os setores teriam dificuldade em manter empregos, o que agravaria a crise econômica.

Bolsonaro anunciou a prorrogação após se reunir com representantes do setor produtivo, no Palácio do Planalto. Ele discursou durante o lançamento de um programa de combate à fome. Ao falar da desoneração, o presidente lembrou que "emprego é alimentação".

"Quando se fala em alimentação, emprego é alimentação. Quem não tem emprego, tem dificuldade de se alimentar, obviamente. Reunido com a Tereza Cristina [ministra da Agricultura], com o nosso prezado ministro Paulo Guedes [Economia] e mais de uma dezena de homens e mulheres representante do setor produtivo do Brasil, resolvemos prorrogar por mais dois anos a questão que tem a ver com a desoneração da folha", afirmou Bolsonaro.

COMO FUNCIONA
A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

ZEMA SANCIONA LEI APROVADA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA QUE CONGELA IPVA 2022 EM MINAS GERAIS

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que congela o I...

BOLSONARO: 'FORÇAS ARMADAS REALIZAM TRABALHO QUE ARGENTINA OFERECEU'

O presidente Jair Bolsonaro (PL), em férias em Santa Catarina, afirmou em sua conta no Twitter na manhã desta quinta-...

BOLSONARO SANCIONA LEI QUE INSTITUI O AUXÍLIO BRASIL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que institui o Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa...

SERVIDORES DA RECEITA FEDERAL PEDEM EXONERAÇÃO APÓS APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO 2022

Quarenta e seis auditores e analistas da Receita Federal que atuam em cargos de confiança como delegados e chefes do ...