Fábrica da Heineken/ Fonte: Notícia Sustentável

APÓS DESISTÊNCIA POR PEDRO LEOPOLDO, ITATIAIUÇU E CIDADES DA REGIÃO OFICIALIZAM INTERESSE EM SEDIAR FÁBRICA DA HEINEKEN

A Prefeitura de Itatiaiuçu anunciou nesta quarta-feira (15) a formalização de interesse em receber a nova fábrica da cervejaria Heineken em Minas, após a empresa desistir de se instalar em Pedro Leopoldo, na Grande BH. Na região, Divinópolis e Itaúna também entraram no páreo para atrair a multinacional, que prevê investimentos de até R$ 1,8 bilhão para a unidade.

A desistência ocorreu após um imbróglio envolvendo o empreendimento, embargado na Justiça pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu inquérito civil público para apurar o projeto, que seria erguido em uma região de sítios arqueológicos, a cerca de 800 metros da Lapa Vermelha – onde o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi descoberto em 1975.

A Prefeitura de Itatiaiuçu por meio de post no Instagram, disse que a administração do Município formalizou contato com a direção da cervejaria, apresentando a receptividade de Itatiaiuçu com o projeto, apontando áreas disponíveis na cidade. “Uma fábrica desse porte não beneficiaria apenas o nosso município, mas todas as cidades vizinhas. Não mediremos esforços para oportunizar a vinda da Heineken para nossa região. Este é um empreendimento que potencializa diversas cadeias produtivas, com alta geração de novos postos de emprego e receita fiscal muito relevante”, afirma em nota.

Já a assessoria de comunicação de Itaúna comunicou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico contatou os gestores da cervejaria, apontando fatores sócio-econômicos que credenciariam Itaúna para a escolha. “Sem dúvida alguma a expectativa é grande. Estamos executando um grande plano de gestão no município que reflete em vários indicadores como geração de empregos”, afirma o secretário Diógenes Vilela.

Divinópolis também formalizou interesse em receber a cervejaria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) realizou contato com a diretoria da Heineken, apresentando a receptividade do município vizinho. Entre as áreas disponíveis está um terreno de grande porte, próxima a um rio.

PROJETO
A construção da fábrica foi anunciada em dezembro de 2020 e estava prevista para ser concluída em 2023. A unidade seria a 16ª da Heineken no país. A marca também conta com 29 centros de distribuição no Brasil, dois deles em Minas, em Poços de Caldas e Contagem. Em comunicado à imprensa, a cervejaria assegurou o interesse em encontrar um novo local para a fábrica no estado.


Com informações do portal Viu Itaúna


Outras Notícias

AMISA SELECIONA PROJETOS PARA 2023

Amisa promove capacitações presenciais para falar sobre o Edital Socioambiental 2023 A Associação das Mineradora...

Usiminas divulga resultado do edital de projetos para 2023

Lista com iniciativas que serão patrocinadas está disponível on-line. A Usiminas divulgou, na quarta-feira, 21 de...

Guias Culturais de Itatiaiuçu e de Igarapé estão disponíveis on-line

𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗲𝘅𝗲𝗰𝘂𝘁...

SIMULADO EXTERNO COM BARRAGENS MOBILIZA COMUNIDADES DE ITATIAIUÇU

Ação organizada pela Defesa Civil Municipal e Amisa reúne moradores e reforça cultura da segurança na região da Serra...