Circulação de ônibus em Belo Horizonte (imagem de arquivo) — Foto: TV Globo

TRABALHADORES ENTRAM EM ACORDO PARCIAL COM EMPRESAS E CONCORDAM COM FIM DA GREVE DOS ÔNIBUS EM BH NESTA SEXTA-FEIRA

Os trabalhadores dos ônibus e as empresas entraram em acordo parcial para o encerramento da greve do transporte coletivo em Belo Horizonte já nesta nesta sexta-feira (3).

O Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte (SetraBH) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH) participaram de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), intermediada pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto.

Os rodoviários aceitaram a proposta dos empregadores de reajuste de 9% no salário e no tíquete alimentação.

As partes não chegaram a um consenso sobre a duração do intervalo intrajornada e a concessão de tíquete nas férias, mas concordaram com o ajuizamento de dissídio coletivo sobre esses assuntos.

De acordo com o STTRBH, atualmente, o intervalo intrajornada é de 30 minutos a duas horas, o que aumenta o tempo que os profissionais têm que ficar à disposição das empresas. A entidade solicitou intervalo máximo de 30 minutos, mas o SetraBH não aceitou, alegando dificuldades operacionais.

A greve começou no dia 22 de novembro. No dia 23, o movimento foi suspenso para a negociação entre as partes. Como não houve acordo, a greve foi retomada nesta quinta-feira (2) e mantida nesta sexta-feira (3).

Em nota, o SetraBH afirmou que "os trabalhadores devem retornar às atividades imediatamente sob pena de serem aplicadas as punições previstas em lei".

GREVE NESTA SEXTA-FEIRA
Pela manhã, pontos de ônibus da capital amanheceram lotados no segundo dia de paralisação.

Segundo a BHTrans, até as 5h da manhã, os quadros de ônibus estavam em branco e sem viagens programadas. Das 478 viagens previstas, apenas 74 foram atendidas, o que representa 15% do total.

Ainda de acordo com a BHTrans, a Estação Diamante estava fechada, sem previsão de abertura, e os usuários estavam na parte externa.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA VIGÊNCIA DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM MINAS GERAIS

Termina nesta sexta-feira (31) a vigência do estado de calamidade pública em Minas Gerais por causa da pandemia da ...

CENSO 2022: IBGE PRORROGA AS INSCRIÇÕES DE CONCURSOS PARA MAIS DE 200 MIL VAGAS

O IBGE prorrogou as inscrições dos processos seletivos para o total de 206.891 vagas temporárias para o Censo 2022, a...

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA BUSER DEIXA DOIS MORTOS E 34 FERIDOS NA BR-381, EM JOÃO MONLEVADE

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (29) em João Monlevad...

GOVERNO DE MINAS PASSA EMITIR CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA PESSOAS COM AUTISMO

O Governo de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira (27) a emissão da Carteira de Identidade da Pessoa com Transtor...