Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação
TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA VIGÊNCIA DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM MINAS GERAIS
Termina nesta sexta-feira (31) a vigência do estado de calamidade pública em Minas Gerais por causa da pandemia da Covid-19.
Diferentemente da Prefeitura de Belo Horizonte, que prorrogou o estado de calamidade pública até 31 de março de 2022, o governo estadual informou que não deverá alongar o prazo.
Segundo o Executivo, a decisão tem como base "critérios técnicos e científicos avaliados permanentemente pelo Comitê Extraordinário que acompanha a pandemia em Minas Gerais".
De acordo com o governo, com o avanço da vacinação, "tem sido possível ampliar a retomada segura e gradual das atividades em todo o território mineiro". Todas as macrorregiões do estado estão na onda verde do Minas Consciente há mais de três meses.
Atualmente, 72% da população mineira está vacinada com as duas doses ou com o imunizante de dose única. A dose de reforço chegou a 12,9% da população.
Ainda segundo o estado, atualmente, a capacidade de atendimento dos serviços de saúde "encontra-se plena" e, mesmo com a chegada da ômicron, que deve provocar aumento de casos de Covid-19 nas próximas semanas, "não há a expectativa de pressão no sistema público de saúde do estado".
O governo espera que a vacinação contenha casos graves da variante.
Minas Gerais continua em situação de emergência em saúde pública por causa da pandemia.
Com informações do portal g1