Sala de aula vazia (foto de arquivo) — Foto: Ivan Aleksic/ Unsplash

QUASE METADE DOS MUNICÍPIOS MINEIROS DESCONHECE CONDIÇÕES DOS ALUNOS EM CASA NA PANDEMIA

Quase metade dos municípios de Minas Gerais não conhece a realidade dos estudantes e não sabe se eles tinham ou não acesso a internet no período de suspensão das atividades presenciais nas escolas por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo uma ação fiscalizatória do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) com dados de 753 das 853 cidades mineiras, 45,5% não souberam informar as condições domiciliares dos alunos.

Entre os municípios que responderam, foi verificado que apenas 16% dos discentes tinham acesso a internet e computadores ou tablets em casa. A maioria tinha internet apenas pelo celular, e 9,7% dos alunos não possuíam nenhum recurso – internet, computador ou tablet. São mais de 146 mil estudantes nesta situação.

Além disso, em 20% das cidades, os próprios professores não tinham acesso a internet.

"O que mais chama atenção é a ausência de controle por parte dos municípios, o fato de eles não saberem as condições dos alunos. Se as redes municipais de ensino, em 50% dos casos, não sabem a situação domiciliar dos alunos, como vão traçar estratégias educacionais? A gente não sabe quanto tempo a pandemia ainda vai durar", diz o coordenador da Coordenadoria de Auditoria dos Municípios do TCE, Thiago Henrique da Silva.

Para realizar a fiscalização, o TCE enviou, em maio deste ano, um questionário a 852 prefeituras – exceto a de Belo Horizonte, que não está sob jurisdição da Coordenadoria – sobre as ações implementadas para assegurar o direito à educação em 2020 e 2021. Noventa e nove não responderam.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

GOVERNO PUBLICA MP QUE POSSIBILITA RENEGOCIAR DÍVIDAS DO FIES

O governo federal publicou no “Diário Oficial da União” uma medida provisória (MP) com regras para renegociação de dí...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROÍBE EXIGÊNCIA DE CERTIFICADO DE VACINA NAS ESCOLAS

O governo federal proibiu que escolas e universidades exijam certificado de vacinação contra a Covid-19 como condição...

MINAS DISTRIBUIRÁ R$ 539 MILHÕES DO FUNDEB A MAGISTÉRIO

O governo de Minas distribuirá extraordinariamente R$ 539 milhões ao magistério da rede estadual de ensino. Os recu...

GOVERNO DE MINAS DIVULGA RESULTADO DO CADASTRAMENTO ESCOLAR; SAIBA COMO CONSULTAR

Já está disponível para consulta o resultado do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) par...