Cartórios de Notas passam a reconhecer firma por meio de plataforma digital em Minas Gerais (foto: cartorio8/internet/reprodução )

CARTÓRIOS: MINEIROS JÁ PODEM RECONHECER FIRMA DE FORMA DIGITAL; VEJA COMO

Os Cartórios de Notas de Minas Gerais anunciaram, nessa segunda-feira (18/10), uma nova forma de autenticar a assinatura em documentos. O reconhecimento de firmas por autenticidade agora pode ser realizado por meio de plataformas digitais em todo o estado.

Até esta semana, para realizar o procedimento, era necessário a presença física do cidadão em alguma unidade do Cartório de Notas.

Usualmente, o reconhecimento de firma é exigido em documentos como: transferência de veículos automotores de qualquer valor, firma do fiador no contrato de locação, autorização de viagem de menores e outros contratos ou documentos de natureza econômica de valor apreciável.

O objetivo é proporcionar uma maior segurança e praticidade para a população, é o que afirma o presidente do Colégio Notarial do Brasil-Seção Minas Gerais (CNB/MG), Victor de Mello e Moraes.

“O novo módulo da plataforma eletrônica e-Notariado permite maior praticidade e segurança jurídica ao cidadão e maior dinâmica na atuação notarial, principalmente para aqueles que necessitam do reconhecimento de firma por autenticidade”, explica.

COMO FUNCIONA O RECONHECIMENTO DE FIRMA POR MEIO DIGITAL?
A nova plataforma digital é chamada de e-Notariado. Para realizar o reconhecimento de firma por autenticidade, o usuário deverá ter firma aberta no cartório escolhido e um certificado digital Notarizado ou pelo sistema nacional brasileiro de certificação digital (ICP-Brasil).

Após escolher o Cartório de Notas, que pode ser consultado no site oficial , o cidadão assina o documento original e o envia à unidade. Na sequência, é marcada uma videoconferência para confirmar a identidade e capacidade civil do solicitante. Em seguida, o usuário assina eletronicamente um termo de validação, o tabelião reconhece a firma autêntica no documento original e o disponibiliza para retirada ou para que seja entregue ao destinatário.

RECONHECIMENTOS DE FIRMA POR SEMELHANÇA
Até o momento, os reconhecimentos de firma por semelhança, que costumam ser feitos nos balcões dos cartórios, permanecem sendo realizados de forma física. O procedimento é realizado quando a assinatura do usuário é confrontada com aquelas depositadas na ficha de firma armazenada na unidade.

A previsão, ainda, é que em janeiro de 2022 um novo módulo seja anunciado pelo Colégio Notarial do Brasil. A expectativa é de que no próximo ano seja lançado o reconhecimento de assinatura eletrônica.


Com informações do jornal Estado de Minas

Outras Notícias

TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA VIGÊNCIA DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM MINAS GERAIS

Termina nesta sexta-feira (31) a vigência do estado de calamidade pública em Minas Gerais por causa da pandemia da ...

CENSO 2022: IBGE PRORROGA AS INSCRIÇÕES DE CONCURSOS PARA MAIS DE 200 MIL VAGAS

O IBGE prorrogou as inscrições dos processos seletivos para o total de 206.891 vagas temporárias para o Censo 2022, a...

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA BUSER DEIXA DOIS MORTOS E 34 FERIDOS NA BR-381, EM JOÃO MONLEVADE

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (29) em João Monlevad...

GOVERNO DE MINAS PASSA EMITIR CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA PESSOAS COM AUTISMO

O Governo de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira (27) a emissão da Carteira de Identidade da Pessoa com Transtor...