Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte — Foto: Ewerton Lopes/TV Globo

IGREJINHA DA PAMPULHA PASSA A SER SANTUÁRIO EM OUTUBRO

A Capela Curial São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, vai se transformar no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis a partir de outubro.

A instalação do santuário acontece em meio à Festa de São Francisco de Assis, entre os dias 1° e 4 de outubro. A celebração que marca esta mudança será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira, às 18h do último dia de festividade.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Igreja da Pampulha é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1947, recebendo milhares de visitantes anualmente.

Segundo a Arquidiocese de BH, um local sagrado se torna santuário quando registra um grande número de visitas e peregrinações de fiéis por motivos religiosos. Com o título, as atividades no espaço devem ser ampliadas.

"Em reconhecimento ao trabalho de evangelização que vem sendo desenvolvido, contemplando o cuidado e a promoção de bens histórico-culturais, celebraremos a instalação do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis. Esse relevante título mostra ainda mais a importância de nosso templo – ícone religioso e cultural, lugar especial de peregrinação e acolhimento", afirma o padre Ednei Almeida Costa, futuro reitor do Santuário.

Na capital, existem outros seis santuários: São Judas Tadeu, São José, Nossa Senhora da Boa Viagem, da Saúde e da Paz (Padre Eustáquio), São Paulo da Cruz e Nossa Senhora da Conceição dos Pobres.

A Festa de São Francisco de Assis contempla diversas atividades, entre missas, plantios de mudas e visitas panorâmicas à igreja.

Veja a programação completa:

Sexta-feira (1º de outubro)
10h – Lançamento do concurso de fotografia
14h – Visita panorâmica
18h – Santo Terço e entronização da imagem de Nossa Senhora da Piedade
19h – Santa Missa
20h30 – Momento cultural

Sábado (2 de outubro)
10h –Visita panorâmica
14h– Colhendo histórias e distribuição de mudas
18h – Adoração Eucarística seguida de bênção da consagração do altar
19h – Santa Missa
20h30 – Momento cultural

Domingo (3 de outubro)
7h – Santa Missa
10h30 – Santa Missa
14h – Colhendo histórias, distribuição de mudas
18h – Adoração Eucarística, repicar do sono
19h – Santa Missa
20h30 – Momento cultural

Festa de São Francisco de Assis (4 de outubro)
7h – Santa Missa
10h – Concurso de fotografia – resultado e premiação
12h – Partilha solidária na Praça
15h – Santa Missa
17h – Bênção dos animais
18h – Santa Missa com o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com a instalação do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA VIGÊNCIA DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM MINAS GERAIS

Termina nesta sexta-feira (31) a vigência do estado de calamidade pública em Minas Gerais por causa da pandemia da ...

CENSO 2022: IBGE PRORROGA AS INSCRIÇÕES DE CONCURSOS PARA MAIS DE 200 MIL VAGAS

O IBGE prorrogou as inscrições dos processos seletivos para o total de 206.891 vagas temporárias para o Censo 2022, a...

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA BUSER DEIXA DOIS MORTOS E 34 FERIDOS NA BR-381, EM JOÃO MONLEVADE

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (29) em João Monlevad...

GOVERNO DE MINAS PASSA EMITIR CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA PESSOAS COM AUTISMO

O Governo de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira (27) a emissão da Carteira de Identidade da Pessoa com Transtor...