(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 12/3/20)

COM 11 CASOS, MINAS DISPARA ALERTA PARA TENTAR BARRAR VARIANTE DELTA

Minas Gerais já registra 11 casos confirmados da variante Delta da COVID-19, que foram notificados em oito cidades do estado. Em Belo Horizonte, houve registros de dois casos, situação repetida em outras duas cidades mineiras: Unaí, na Região Noroeste do estado, e Divino, na Zona da Mata. As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que também anunciou o “monitoramento rigoroso dos casos suspeitos” e adoção de outras medidas para coibir a disseminação da variante no estado.

O primeiro caso da variante do coronavírus em Minas Gerais foi confirmado em Juiz de Fora, em 28 de maio. As últimas notificações foram confirmadas na segunda-feira (9/8) por meio de análises laboratoriais da Fundação Ezequiel Dias (Funed) feitas em amostras colhidas de pacientes de Carangola (Zona da Mata), Itabirito (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Montes Claros (Norte de Minas), com uma ocorrência em cada uma delas, além de Unaí e Divino (dois casos em cada).

Os dois casos da variante Delta – cepa identificada pela primeira vez na Índia – em pacientes de Belo Horizonte foram confirmados nos dias 26 e 28 de julho. Eles foram detectados por pesquisadores de um dos laboratórios de sequenciamento genético da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Trata-se de dois adolescentes que voltaram do Reino Unido em 11 de julho e cumpriram o isolamento social em casa. Também em 28 de julho, houve a notificação de um caso da mesma variante em Virginópolis (Vale do Rio Doce).

De acordo com a SES, os casos confirmados da variante Delta em Belo Horizonte e nas outras sete cidades mineiras são da “linhagem B.1.617.2, classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de atenção e/ou preocupação (VOC - Variants of concern) sob vigilância mundial, devido à possibilidade de maior transmissibilidade, bem como ausência de estudos que comprovem efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento”.

De acordo com a pasta da Saúde em Minas, a investigação dos casos junto aos municípios continua em andamento por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para avaliação do histórico dos pacientes e seus contatos. “Desta forma, ainda não é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Delta no estado”, esclarece.


Com informações do Estado de Minas

Outras Notícias

COVID-19: SOBE PARA 128 NÚMERO DE CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO BRASIL

Depois de uma quarta-feira (29) sem mudanças no número de diagnósticos de covid-19 causados pela Ômicron, o balanço d...

COVID: MINAS ATINGE A MARCA DE 85% DA POPULAÇÃO COM DUAS DOSES DA VACINA

Minas Gerais atingiu a marca de 85% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19, e 15% já receberam ...

EUA BATEM RECORDE DA PANDEMIA, COM MAIS DE 260 MIL CASOS DE COVID POR DIA

O recorde de casos diários de coronavírus foi quebrado na terça-feira nos Estados Unidos, com a convivência de duas v...

COVID-19: ITAÚNA TEM TRÊS CASOS DE ÔMICRON

A Prefeitura de Itaúna divulgou nesta terça-feira (28) três casos da variante ômicron na cidade. Segundo a Administra...