Foto: JUAN MABROMATA / AFP

VACINA SPUTNIK V: MINAS PEDE AUTORIZAÇÃO DA ANVISA PARA IMPORTAR 200 MIL DOSES

O Governo de Minas Gerais informou, na manhã desta sexta-feira (25), que solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma autorização para importação excepcional de 200 mil doses da vacina Sputnik V, produzida na Rússia. O quantitativo é 1% da população mineira, o máximo permitido pela agência reguladora em relação a este imunizante em decisões anteriores, para outros Estados, no início de junho.

“Encaminhamos à Anvisa o pedido de autorização para a importação extraordinária da vacina russa, a Sputnik. Caso esta autorização seja emitida, o Governo de Minas já está negociando com o Fundo Soberano Russo, em estágio avançado, a aquisição de doses que vão possibilitar a imunização muito mais rápida de toda a população do estado", afirmou o governador, Romeu Zema (Novo), em nota enviada à imprensa.

O governo também informou que a negociação com o Fundo Soberano Russo segue avançada para a compra de mais doses, caso a Anvisa permita.

A reportagem fez contato com a Anvisa para saber os prazos em relação a uma resposta ao governo de Minas Gerais, mas ainda aguarda retorno. O governo de Minas também foi questionado sobre qual público seria indicado a receber a vacina no Estado, além de quando os imunizantes chegariam e qual o valor pago por eles.

A Prefeitura de Belo Horizonte, que anteriormente havia anunciado intenção de compra deste imunizante, afirmou que desistiu da negociação e segue em busca de alguma proposta com entrega mais rápida. Segundo a PBH, o fundo responsável por negociar a vacina informou que só poderia disponibilizar qualquer quantidade a partir de setembro. Além disso, de acordo com o município, o fundo ainda exigia o pagamento antecipado de 50% do valor, mas sem garantias de entrega, ficando sob responsabilidade da prefeitura todo o custo do transporte da Rússia para o Brasil.


Com informações de O Tempo

Outras Notícias

COVID-19: SOBE PARA 128 NÚMERO DE CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO BRASIL

Depois de uma quarta-feira (29) sem mudanças no número de diagnósticos de covid-19 causados pela Ômicron, o balanço d...

COVID: MINAS ATINGE A MARCA DE 85% DA POPULAÇÃO COM DUAS DOSES DA VACINA

Minas Gerais atingiu a marca de 85% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19, e 15% já receberam ...

EUA BATEM RECORDE DA PANDEMIA, COM MAIS DE 260 MIL CASOS DE COVID POR DIA

O recorde de casos diários de coronavírus foi quebrado na terça-feira nos Estados Unidos, com a convivência de duas v...

COVID-19: ITAÚNA TEM TRÊS CASOS DE ÔMICRON

A Prefeitura de Itaúna divulgou nesta terça-feira (28) três casos da variante ômicron na cidade. Segundo a Administra...