(foto: Prefeitura Municipal de Itaúna/Reprodução )

VACINAÇÃO EM ITAÚNA: ACESSOS DE PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS CAUSA PANE EM SITE

A Prefeitura de Itaúna liberou o cadastramento para vacinação da COVID-19 na faixa etária de 50 anos ou mais, nesta quarta-feira (16/6). Mas o site teve mais de 2 milhões de acessos e ficou fora do ar durante muito tempo, o que dificultou para muita gente conseguir se cadastrar.

No Instagram da Prefeitura, comentários mostravam a revolta das pessoas informando que a prefeitura trocou o horário de inicio do cadastramento na última hora, e o site ficou instável desde as 8h, impedindo o acesso.

Alguns comentários diziam que, em um link divulgado por terceiros, estava sendo possível fazer o cadastro, mas, ao ser aberto, o suposto link já apontyava inscrições esgotadas.

Edson Resende, lanterneiro, de 27 anos, contou que entrou no site da prefeitura às 7h50, para tentar fazer o cadastro para sua mãe, mas até o meio-dia, o site ainda constava "em manutenção", e não conseguiu preencher o formulário.

“É uma falta de consideração com a população itaunense. Perdi horas de trabalho, porque precisei ficar a manhã inteira vigiando o site, esperando funcionar para conseguir cadastrar minha mãe, e no final nada deu certo”, lamenta o lanterneiro.

Uma outra pessoa que não quis ser identificada, disse que entrou no site da prefeitura às 7h30, e por volta das 8h o site começou a dar erro.

“Fiquei atualizando o site de minuto em minuto, e quando foi umas 9h consegui cadastrar meu pai através do site oficial da prefeitura. O número do protocolo dele foi o 309, não sei se estava sendo liberado por ordem decrescente, mas se tiver sido, significa que 309 cadastros já tinham sido realizados antes do meu”, explica.

O gerente de Comunicação da Prefeitura de Itaúna, Hermano Martins, explicou que foram disponibilizadas para esta faixa etária 2 mil doses, mas pessoas de outros estados estavam acessando o formulário de cadastro, e o servidor apresentou grande instabilidade.

“Com isso, foram mais de 2 milhões de acessos simultâneos, o que não era esperado, pois a população de Itaúna é composta por 98 mil pessoas, de acordo com o último censo do IBGE”, explica o gerente.

“Esta é a primeira vez que o site dá problema no processo de cadastramento, mas todos os formulários preenchidos hoje foram feitos pelo site oficial da prefeitura, nos momentos em que o site não estava instável, não houve vazamento ou compartilhamento de link, por outros canais'', afirma Hermano Martins.

O gerente faz uma ressalva sobre como a distribuição das doses de vacina está sendo desigual para os municípios: “Belo Horizonte está recebendo muito mais doses do que as outras cidades. Com essa diferença não está tendo vacina suficiente para todos”, observa Martins.


Com informações do Estado de Minas

Outras Notícias

COVID-19: SOBE PARA 128 NÚMERO DE CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO BRASIL

Depois de uma quarta-feira (29) sem mudanças no número de diagnósticos de covid-19 causados pela Ômicron, o balanço d...

COVID: MINAS ATINGE A MARCA DE 85% DA POPULAÇÃO COM DUAS DOSES DA VACINA

Minas Gerais atingiu a marca de 85% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19, e 15% já receberam ...

EUA BATEM RECORDE DA PANDEMIA, COM MAIS DE 260 MIL CASOS DE COVID POR DIA

O recorde de casos diários de coronavírus foi quebrado na terça-feira nos Estados Unidos, com a convivência de duas v...

COVID-19: ITAÚNA TEM TRÊS CASOS DE ÔMICRON

A Prefeitura de Itaúna divulgou nesta terça-feira (28) três casos da variante ômicron na cidade. Segundo a Administra...