Mina da Alegria, da Vale, em Mariana (MG). — Foto: Vale / Divulgação

MP APONTA QUE APENAS 14% DAS BARRAGENS A MONTANTE EM MG VÃO SER DESCOMISSIONADAS ATÉ 2022

Até fevereiro do ano que vem, as 56 barragens de Minas Gerais, construídas no método a montante, devem ser descaracterizadas. Mas um estudo do Ministério Público aponta que apenas oito vão passar pelo processo a tempo.

O estudo também apontou que outras 15 precisarão de mais oito anos além do prazo, que foi definido pela Política Nacional de Segurança de Barragens, em vigor desde o ano passado.

A partir de agosto, o Ministério Público vai acompanhar toda a situação em tempo real, por meio de uma central de monitoramento de barragens. O MP quer saber, em detalhes, se existem razões técnicas para o descumprimento do prazo para descaracterizar estas estruturas, consideradas perigosas.

O alteamento a montante é feito com a colocação de camadas de rejeito de minério, uma em cima da outra. Estas estruturas são consideradas por especialistas menos seguras e mais propensas a acidentes.

As barragens de Fundão, em Mariana, que se rompeu em 2015 e a do Córrego do Feijão, que estourou em Brumadinho, em 2019, usavam este método.

A barragem do Xingu, em Mariana, que foi interditada pela Superintendência Regional do Trabalho, também foi construída a montante e, segundo a Vale, passava por processo de descaracterização.

Segundo o Ministério Público, até hoje, apenas três barragens foram totalmente descomissionadas no estado.

As mineradoras que não fizerem as obras a tempo podem ser multadas em até R$ 1 bilhão. Se houver algum acidente, o valor pode até dobrar.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA VIGÊNCIA DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM MINAS GERAIS

Termina nesta sexta-feira (31) a vigência do estado de calamidade pública em Minas Gerais por causa da pandemia da ...

CENSO 2022: IBGE PRORROGA AS INSCRIÇÕES DE CONCURSOS PARA MAIS DE 200 MIL VAGAS

O IBGE prorrogou as inscrições dos processos seletivos para o total de 206.891 vagas temporárias para o Censo 2022, a...

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA BUSER DEIXA DOIS MORTOS E 34 FERIDOS NA BR-381, EM JOÃO MONLEVADE

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (29) em João Monlevad...

GOVERNO DE MINAS PASSA EMITIR CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA PESSOAS COM AUTISMO

O Governo de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira (27) a emissão da Carteira de Identidade da Pessoa com Transtor...