Vacinas da Pfizer precisam ser armazenadas de -15°C à -25°C (foto: AFP / Luis ACOSTA)

VACINAÇÃO EM MG: VEJA QUAIS CIDADES RECEBERÃO DOSES DA PFIZER

A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIBSUS/MG), coordenada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, aprovou a seleção de 47 municípios mineiros aptos a participar da segunda etapa de expansão da vacina Pfizer no estado.

Na 20ª remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais, na última terça-feira (18/5), foram recebidas 64.350 doses da Pfizer. A distribuição aos municípios terá início nesta sexta-feira (21/5) para as Unidades Regionais de Saúde (URSs), que vão repassar as doses do imunizante para as 47 cidades.

VEJA AS CIDADES:
Alfenas
Araguari
Araxá
Barbacena
Betim
Caratinga
Conselheiro Lafaiete
Contagem
Coronel Fabriciano
Curvelo
Divinópolis
Governador Valadares
Ibirité
Ipatinga
Itabira
Itajubá
Itaúna
Ituiutaba
João Monlevade
Juiz de Fora
Lavras
Manhuaçu
Montes Claros
Muriaé
Nova Lima
Nova Serrana
Pará de Minas
Ribeirão das Neves
Sabará
Santa Luzia
São João Del Rei
Teófilo Otoni
Timóteo
Vespasiano
Passos
Paracatu
Patos de Minas
Patrocínio
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Três Corações
Ubá
Uberaba
Uberlândia
Unaí
Varginha

OS CRITÉRIOS
Além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos para cada município receber o imunizante da Pfizer são: cidades com população acima de 79.000 habitantes; municípios com equipe capacitada para a administração da vacina; municípios com distância máxima de 2h30min da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C).

As unidades de saúde selecionadas deverão estar orientadas e comprovar mecanismos de agendamento para a vacinação.

De acordo com a pasta, a lista de usuários indicados à vacinação deverá ser duas vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade e às unidades de saúde selecionadas. Elas deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em, no máximo, quatro dias, a contar da data agendada para o recebimento das vacinas.

O tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de seis horas.

As unidades devem manter procedimentos orientados à utilização integral das seis doses (0,3 ml) por frasco no período de funcionamento/vacinação. Além disso, de acordo com a secretaria, não está autorizada a realização da vacinação com Pfizer/Comirnaty fora das unidades de saúde, de forma que as condições de preparo e conservação estejam rigorosamente preservadas.


Com informações do Estado de Minas

Outras Notícias

COVID-19: SOBE PARA 128 NÚMERO DE CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO BRASIL

Depois de uma quarta-feira (29) sem mudanças no número de diagnósticos de covid-19 causados pela Ômicron, o balanço d...

COVID: MINAS ATINGE A MARCA DE 85% DA POPULAÇÃO COM DUAS DOSES DA VACINA

Minas Gerais atingiu a marca de 85% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19, e 15% já receberam ...

EUA BATEM RECORDE DA PANDEMIA, COM MAIS DE 260 MIL CASOS DE COVID POR DIA

O recorde de casos diários de coronavírus foi quebrado na terça-feira nos Estados Unidos, com a convivência de duas v...

COVID-19: ITAÚNA TEM TRÊS CASOS DE ÔMICRON

A Prefeitura de Itaúna divulgou nesta terça-feira (28) três casos da variante ômicron na cidade. Segundo a Administra...