Carlos Amaral e outros servidores foram vacinados contra a COVID-19 entre fevereiro e março (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

CPI DOS FURA-FILAS: NOVOS DOCUMENTOS ADIAM DEPOIMENTO DE EX-SECRETÁRIO

O depoimento de Carlos Eduardo Amaral na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-filas, instalada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi remarcado novamente. Segundo apurou o Estado de Minas, o ex-secretário de Saúde será ouvido na próxima semana.

A tendência é de que Amaral, que foi secretário do governo de Romeu Zema (Novo) entre fevereiro de 2019 e março de 2021, preste depoimento na próxima quarta-feira (19/5) ou no dia seguinte, 20 de maio. O ex-chefe da Saúde estadual iria depor nesta quinta-feira (13/5), a partir das 9h.

Esse é o terceiro reagendamento do depoimento de Carlos Eduardo Amaral à CPI que investiga possível quebra da prioridade da vacinação contra a COVID-19 em Minas, com envolvimento de servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Inicialmente, ele iria depor nessa terça-feira (11/5), também às 9h.

O que motivou o primeiro adiamento foi um novo depoimento de Janaína Passos de Paula, subsecretária de Vigilância em Saúde de Minas Gerais. Ela já havia comparecido à ALMG em 26 de abril, quando depôs publicamente. Na tarde dessa terça, de forma reservada, ela apresentou novos documentos.

Segundo o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), presidente da CPI dos Fura-filas, os novos ofícios apresentados serão analisados com cuidado pelos parlamentares integrantes da comissão, o que motivou o novo adiamento, decidido nesta quarta-feira (12/5). Os documentos também foram encaminhados a Amaral, que vai depor na condição de investigado.

Amaral é considerado pivô de todo plano interno de vacinação dos servidores, que atingiu até profissionais em teletrabalho e da área administrativa, por exemplo, antes de chegar à chamada “linha de frente” da pandemia do coronavírus. Pelo clima instável criado, o secretário foi exonerado por Zema em 13 de março deste ano. Amaral alega que ações foram tomadas dentro da base legal.

Do âmbito da investigação dos possíveis “fura-filas”, o depoimento do ex-secretário será o último na comissão. Não haverá outras reuniões até a data dessa prestação de contas.

Posteriormente, a CPI dos Fura-filas vai investigar outro ponto: o gasto do governo de Minas na Saúde em 2020, quando a pandemia de COVID-19 teve início. Os deputados têm informações de que o valor investido foi abaixo que em anos anteriores e até do que o previsto no mínimo constitucional.


Com informações do Estado de Minas

Outras Notícias

COVID-19: SOBE PARA 128 NÚMERO DE CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO BRASIL

Depois de uma quarta-feira (29) sem mudanças no número de diagnósticos de covid-19 causados pela Ômicron, o balanço d...

COVID: MINAS ATINGE A MARCA DE 85% DA POPULAÇÃO COM DUAS DOSES DA VACINA

Minas Gerais atingiu a marca de 85% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19, e 15% já receberam ...

EUA BATEM RECORDE DA PANDEMIA, COM MAIS DE 260 MIL CASOS DE COVID POR DIA

O recorde de casos diários de coronavírus foi quebrado na terça-feira nos Estados Unidos, com a convivência de duas v...

COVID-19: ITAÚNA TEM TRÊS CASOS DE ÔMICRON

A Prefeitura de Itaúna divulgou nesta terça-feira (28) três casos da variante ômicron na cidade. Segundo a Administra...