Orquestra Jovem Gerais em Itatiaiuçu

MINERAÇÃO USIMINAS ALIA CULTURA À CONSCIENTIZAÇÃO NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Com o tema “Uma só Terra”, programação usa arte como ferramenta de mobilização em todas as cidades de atuação da empresa, na Serra Azul


No domingo, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data está sendo celebrada de forma especial, com uma programação gratuita que alia arte e sustentabilidade na região da Serra Azul. São diversas iniciativas próprias e de projetos que contam com o patrocínio da Mineração Usiminas e o apoio do Instituto Usiminas.

Para encantar e emocionar, a Orquestra Jovem das Gerais iniciou a programação cultural realizando dois concertos. Na terça, 31/5, a Escola Municipal José Antônio Ferreira, na comunidade de Ponta da Serra, em Itatiaiuçu, recebeu a apresentação dos músicos. Na quarta, 1/6, foi a vez dos estudantes da Escola Crescer, da rede Pitágoras, em Igarapé, assistirem à apresentação do grupo. Com um repertório que inspirou o público a refletir sobre a importância da preservação do planeta, os jovens artistas embalaram a tarde das crianças e profissionais da Educação.

A comunidade de Ponta da Serra e a cidade Igarapé já fazem parte do projeto Mina D´Água, executado pela empresa com o objetivo de recuperar e preservar as nascentes. A Orquestra Jovem das Gerais foi levada a essas localidades como forma de reforçar a conscientização sobre o papel de todos na conservação dos recursos naturais. O tema escolhido pela companhia para celebrar a Semana do Meio Ambiente este ano é “Uma só Terra: Mineração Usiminas e sociedade trabalhando juntas”.

“Estamos muito gratos por termos recebido a orquestra em uma ocasião tão importante. É um projeto belíssimo e que promove o acesso à cultura, que proporciona que as pessoas conheçam de fato uma orquestra. Esperamos recebê-los em outras oportunidades”, declarou a Diretora da E.M José Antônio Ferreira, Renata Cássia.

Teatro e sustentabilidade

Em Mateus Leme, as comemorações foram marcadas pela chegada do Teatro Móvel Solar. O grupo Teatro a Bordo, realizador do projeto, levou atividades artísticas e culturais para a cidade em um caminhão adaptado e abastecido 100% por energia solar. Foram dois dias (1/6 e 2/6) de movimentação lúdica e muito educativa, com espetáculos teatrais, apresentação musical e exibição de curtas, tendo a Praça Benedito Valadares como palco.

E a programação ainda não acabou! Neste sábado, 4, das 9h às 12h e das 13h às 16h, a artista Rosane Dias ministrará uma oficina de pintura em acrílico. A técnica que será trabalhada é muito versátil e pode ser aplicada nos mais diversos materiais, possibilitando a reutilização e reaproveitamento de matérias-primas. A atividade será realizada na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa).

Ainda em junho

Cultura e Sustentabilidade – Cine Teatro Solar, que promove o tema sustentabilidade, por meio de apresentações teatrais, oficinas de reciclagem, palestras de conscientização e sessões de cinema para todos, estará em Itaúna (de 21 a 24/06) e em Igarapé (28/06 e 01/07).

Os projetos Circuito de Cultura no Interior, Orquestra Jovem Gerais, Teatro Móvel Solar e Cultura e Sustentabilidade – Cine Teatro Solar contam com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio das leis de incentivo à cultura.

Diálogo aberto com o poder público

O tema da Semana do Meio Ambiente de 2022 na Mineração Usiminas deu o tom da reunião realizada na quarta-feira, 1º, com secretários municipais da região da Serra Azul. Participaram gestores das áreas ambientais de Itatiaiuçu, Itaúna, Mateus Leme e Igarapé. A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, recebeu os convidados e, ao lado do gerente de Meio Ambiente, Yuri Azevedo, e do relações com comunidades e institucionais da empresa, Guilherme Pimenta, apresentou a agenda ESG da companhia.

O encontro foi marcado pelo intercâmbio de ideias e experiências. Os participantes abordaram os desafios, projetos e conquistas dos municípios no segmento. Ao fim do encontro, os participantes conheceram a horta cultivada por meio do projeto “Plantando e Colhendo da Serra Azul”, que integra o Programa de Educação Ambiental (PEA).

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

A Mineração Usiminas atua com foco em operações cada vez mais seguras e sustentáveis, com o desenvolvimento de diversas iniciativas e em parceria com as comunidades de sua área de atuação. “Entendemos que é fundamental trabalharmos juntos, em prol do desenvolvimento das localidades onde estamos presentes. Por meio do tema que escolhemos para a Semana do Meio Ambiente, que celebramos com ações internas e externas, retratamos os nossos objetivos e reafirmamos o nosso compromisso de contribuir com o presente e o futuro do planeta”, afirmou a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.

Outras Notícias

NOVAS VAGAS DE EMPREGO SÃO DIVULGADAS PELO SINE DE ITATIAIUÇU (ATUALIZAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO)

##PRIMEIRO AS VAGAS QUE PEDEM 06 MESES DE EXPERIÊNCIA: *MOTORISTA DE CAMINHÃO PIPA - EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 6 MESES...

DOMINGO TEM “A CIDADE CONVERSA” EM ITATIAIUÇU

Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto vai levar muita música e outras intervenções artísticas à Praça Antônio...

PROJETO QUE TRANSFORMA PIGMENTOS MINERAIS EM ARTE SUSTENTÁVEL REALIZA OFICINAS GRATUITAS EM ITATIAIUÇU

Patrocinado pela Mineração Usiminas, “Brinquedo de Terra - Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural” es...

PROJETO “SOM, CÂMERA E AÇÃO” CHEGA A ITATIAIUÇU E A ITAÚNA COM PATROCÍNIO DA MINERAÇÃO USIMINAS

Oficina de cinema é voltada a público com idade a partir de 45 anos e inscrições vão até 5 de setembro O projeto S...