Evolução da taxa de desemprego — Foto: Economia g1

DESEMPREGO CAI PARA 12,1% EM OUTUBRO, MAS AINDA ATINGE 12,9 MILHÕES, APONTA IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12,9 milhões de brasileiros, segundo informou nesta terça-feira (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020 (11,8%), mas ainda maior que o patamar de antes do início da pandemia de coronavírus.

Apesar da queda do desemprego, o rendimento médio da população ocupada encolheu pelo 5º trimestre seguido, para uma mínima histórica.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12,6%, atingindo 13,5 milhões de pessoas.

O resultado de veio um pouco melhor do que o esperado. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 12,3%.

"A população desocupada (12,9 milhões de pessoas) diminuiu 10,4% (menos 1,5 milhão de pessoas) frente ao trimestre terminado em julho (14,4 milhões de pessoas) e caiu 11,3% (menos 1,7 milhão de pessoas) ante ao mesmo trimestre móvel de 2020 (14,6 milhões de desocupados)", informou o IBGE.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

BOLSONARO LIBERA R$ 700 MILHÕES PARA ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO DE ÁREAS AFETADAS PELAS FORTES CHUVAS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta sexta-feira (21) uma medida provisória que abre crédito extraordinário ...

IPVA MG 2022: GOVERNO DECIDE ADIAR PAGAMENTO DO IMPOSTO PARA MARÇO

Após sancionar nesta quinta-feira (30) o congelamento do IPVA em Minas Gerais, o governo do Estado anunciou nesta tar...

GOVERNO PUBLICA MP COM NOVO SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.212 A PARTIR DE 2022

presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo em uma rede social, que o salário...

BRASIL GERA 324 MIL EMPREGOS FORMAIS EM NOVEMBRO, MAIOR NÚMERO EM 3 MESES, DIZ GOVERNO

O Brasil gerou 324.112 empregos com carteira assinada em novembro deste ano, informou o Ministério do Trabalho e da P...