Foto: Reprodução internet

PIB DO BRASIL CAI 0,1% NO 3º TRIMESTRE E PAÍS ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,1% no 3º trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, confirmando a entrada do país em uma nova recessão técnica, segundo divulgou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a igual período de 2020, houve crescimento de 4%.

Os dados oficiais reforçam a leitura de forte desaceleração da recuperação da economia após o PIB ter conseguido retomar no início do ano o patamar pré-pandemia.

A recessão técnica é caracteriza por dois trimestre seguidos de retração. A última tinha sido registrada nos dois primeiros trimestres de 2020, quando o PIB 'encolheu' 2,3% e, em seguida, 8,9%.

O resultado do 2º trimestre do ano foi revisado para uma queda de -0,4%, contra leitura inicial de queda de -0,1%. O IBGE também revisou o resultado da alta do 1º trimestre, de 1,2% para 1,3%.

"O PIB está no patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014", destacou o IBGE.

O resultado veio um pouco pior do que o esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de estabilidade no 3º trimestre sobre os três meses anteriores.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é o principal indicador usado para medir a evolução da economia.

No acumulado do ano até setembro, o PIB avançou 5,7% contra igual período do ano passado.

Principais destaques do PIB no 3º trimestre:
Agropecuária: -8%
Indústria: zero
Serviços: 1,1%
Consumo das famílias: 0,9%
Consumo do governo: 0,8%
Investimento (FBCF): -0,1%
Importação: -8,3%
Exportação: -9,8%
Construção: 3,9%
Comércio: -0,4%
Indústria de transformação: -1%
Indústria extrativa: -0,4%


Com informações do portal g1

Outras Notícias

BOLSONARO LIBERA R$ 700 MILHÕES PARA ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO DE ÁREAS AFETADAS PELAS FORTES CHUVAS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta sexta-feira (21) uma medida provisória que abre crédito extraordinário ...

IPVA MG 2022: GOVERNO DECIDE ADIAR PAGAMENTO DO IMPOSTO PARA MARÇO

Após sancionar nesta quinta-feira (30) o congelamento do IPVA em Minas Gerais, o governo do Estado anunciou nesta tar...

GOVERNO PUBLICA MP COM NOVO SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.212 A PARTIR DE 2022

presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo em uma rede social, que o salário...

DESEMPREGO CAI PARA 12,1% EM OUTUBRO, MAS AINDA ATINGE 12,9 MILHÕES, APONTA IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda ating...