Policiais inspecionam área que abriga centro de convenções que receberá cúpula do G20 em Roma, na Itália Foto: Reuters
BOLSONARO, BIDEN E LÍDERES MUNDIAIS CHEGAM À ITÁLIA PARA O G20
Líderes mundiais começam a desembarcar nesta sexta-feira (29) em Roma, capital italiana, para o encontro da cúpula do G20, grupo de países mais ricos do mundo.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o líder americano Joe Biden são dois dos que já cumprem agenda antes do início oficial dos eventos da cúpula, que se alongarão pelo sábado (30) e domingo (31).
Com grandes expectativas para o primeiro encontro presencial do G20 desde que a pandemia começou, os principais temas da reunião devem abranger as mudanças climáticas, a recuperação econômica pós-pandemia e a distribuição global de vacinas contra a Covid-19 – bem como a desigualdade de acesso dos países mais pobres.
As primeiras reuniões irão tratar de economia e saúde global, bem como maneiras de estimular pequenas empresas a prosperarem e o empreendedorismo feminino a crescer globalmente.
Em seguida, são esperadas conversas sobre desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas – temática que vai de encontro com a realização da COP26, em Glasgow, na Escócia, a partir do domingo (31).
BOLSONARO
Jair Bolsonaro desembarcou em Roma nesta sexta-feira (29), por volta das 8 horas (no horário de Brasília). Hoje, o único compromisso de Bolsonaro é uma audiência com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinal.
A comitiva presidencial que acompanha o presidente é integrada pelos ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Paulo Guedes (Economia).
Neste sábado e domingo, Bolsonaro participa das atividades do G20, onde deve ter outros encontros bilaterais com autoridades estrangeiras, além de reuniões internas.
Com informações do CNN Brasil