Mercados / bolsas de valores / Covid-19 Yuichiro Chino / Getty Images

IBOVESPA CAI FORTE COM NOVA VARIANTE DA COVID-19 NO RADAR; DÓLAR SOBE

Temores em relação a uma nova variante do coronavírus possivelmente resistente a vacinas levam a semana a terminar com aversão ao risco no exterior. No Brasil, o dólar avançava frente ao real na manhã desta sexta-feira (26), enquanto o Ibovespa recuava 3,62%, aos 101.984,52, às 14h13, horário de Brasília – o menor patamar desde 6 de novembro de 2020 (100.925,11 pontos).

No mesmo horário, a moeda norte-americana spot avançava 0,28%, a R$ 5,584 na venda.

A linhagem B.1.1.529 do novo coronavírus foi identificada pela primeira vez em Botsuana, no sul da África, e tem preocupados cientistas por ter muitas mutações que dão vantagens ao vírus. A cepa também foi encontrada na África do Sul e em Hong Kong. Até o momento, não há registros da variante no Brasil.

“O que mais chama atenção é que a variante tem um número grande de mutações, são pelo menos 32. Ela tem várias mutações que nós já enxergamos em outras variantes que foram importantes ao longo do tempo, como a variante Alfa”, explica o virologista Fernando Spilki, pesquisador da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, em entrevista à CNN.

“Essas mutações não querem dizer que tenhamos uma situação crítica. Precisamos testar, tanto in vitro quanto in vivo quais os efeitos desse acúmulo de mutações, é algo que precisa ser investigado”, acrescenta.

Autoridades britânicas acreditam ainda que essa é a variante mais significativa até agora e correram para impor restrições de viagem ao sul da África, e Japão, República Tcheca e Itália fizeram o mesmo nesta sexta-feira.

A União Europeia também disse que busca suspender as viagens áreas da região. A Organização Mundial da Saúde vai reavaliar uma reunião de especialistas nesta sexta-feira para avaliar a nova variante.

Com isso, as empresas ligadas a turismo e viagens Gol, CVC e Azul eram as maiores quedas em percentual do índice.


Com informações de CNN Brasil

Outras Notícias

PELA PRIMEIRA VEZ, MUNDO REGISTRA MAIS DE 1 MILHÃO DE CASOS DE COVID EM 24 HORAS

O mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da platafo...

MENINA DE 10 ANOS MORRE AO PRENDER RESPIRAÇÃO EM DESAFIO DO TIKTOK

Uma tragédia que resultou na morte de uma criança de 10 anos comoveu internautas de todo o mundo. No interior da Pens...

SOBE PARA 375 O NÚMERO DE MORTOS EM PASSAGEM DE TUFÃO NAS FILIPINAS

Ao menos 375 pessoas morreram na passagem do Rai pelas Filipinas, um dos tufões mais letais a atingir o país nos últi...

CHINA LIBERA IMPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA DO BRASIL CERTIFICADA ANTES DO EMBARGO

As autoridades chinesas liberaram a importação de lotes de carne bovina que foram certificados antes do embargo do di...