Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

ARÁBIA SAUDITA SUSPENDE COMPRAS DE CINCO FRIGORÍFICOS DE MG APÓS VACA LOUCA

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (14/9) que a Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina de cinco frigoríficos de Minas Gerais após o Estado apresentar um caso atípico de mal da vaca louca.

As autoridades sauditas, no entanto, mantiveram as importações de Mato Grosso, onde um segundo caso da doença também foi confirmado.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, estão sendo realizadas reuniões para tratar da suspensão, mas não há previsão de quando as exportações das cinco plantas serão retomadas.

Em 2014, quando houve o penúltimo caso atípico de vaca louca no Brasil, as autoridades sauditas também suspenderam as importações, mas em 2019 não adotaram essa medida.


Das 25,5 mil toneladas de carne bovina exportadas para a Arábia Saudita neste ano, 3,9 mil toneladas foram do Mato Grosso e 3 mil de Minas Gerais, segundo dados do Ministério da Agricultura.

De acordo com o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Tamer Mansour, a suspensão dos frigoríficos de Minas Gerais, mas não do Mato Grosso, se deu porque os animais que apresentaram os sintomas seriam abatidos em frigoríficos mineiros.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, contudo, os casos foram constatados em estabelecimentos diferentes, no momento da inspeção pré-abate.

“O caso envolvia animais que iriam para Minas e como a produção iria acontecer em Minas Gerais, eles suspenderam o Estado onde a produção iria acontecer”, explica Mansour ao ressaltar que “isso, exatamente, demonstra que é um caso atípico e que o Mato Grosso não está no radar para fechamentos”.

Diferente da China, cuja suspensão foi feita de forma voluntária pelo Brasil seguindo protocolos sanitários já firmados com o país, a suspensão da Arábia Saudita foi uma decisão das autoridades sanitárias sauditas. Em 2014, última vez que o país suspendeu as importações brasileiras por causa de um caso atípico de mal da vaca louca, a suspensão durou quase um ano.

Procurada, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) não retornou até a publicação desta reportagem.


Com informações do portal g1

Outras Notícias

PELA PRIMEIRA VEZ, MUNDO REGISTRA MAIS DE 1 MILHÃO DE CASOS DE COVID EM 24 HORAS

O mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da platafo...

MENINA DE 10 ANOS MORRE AO PRENDER RESPIRAÇÃO EM DESAFIO DO TIKTOK

Uma tragédia que resultou na morte de uma criança de 10 anos comoveu internautas de todo o mundo. No interior da Pens...

SOBE PARA 375 O NÚMERO DE MORTOS EM PASSAGEM DE TUFÃO NAS FILIPINAS

Ao menos 375 pessoas morreram na passagem do Rai pelas Filipinas, um dos tufões mais letais a atingir o país nos últi...

IBOVESPA CAI FORTE COM NOVA VARIANTE DA COVID-19 NO RADAR; DÓLAR SOBE

Temores em relação a uma nova variante do coronavírus possivelmente resistente a vacinas levam a semana a terminar co...