Enchentes em Nova York por conta do furacão Ida — Foto: Mike Segar/Reuters

CHUVAS HISTÓRICAS DEIXAM DEZENAS DE MORTOS NO NORDESTE DOS EUA

Ao menos 14 pessoas morreram em Nova York e em Nova Jersey devido à tempestade tropical Ida, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no sul dos Estados Unidos.

A rede de televisão NBC fala em 25 mortos em três estados (13 em Nova Jersey, 9 em Nova York e 3 na Pensilvânia) e o jornal "The New York Times", em ao menos 20 óbitos. A agência de notícias Associated Press aponta 22 vítimas das chuvas.

Há mortos também nos estados de Maryland e Connecticut, também no nordeste dos EUA, e no Alabama, no Mississippi e na Louisiana, no sul do país. Mais de 1,1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica em seis estados.

O Ida atingiu o país como um furacão de categoria 4 no domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi, e foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira (30), mas continua causando estragos.

CHUVA HISTÓRICA
A cidade de Nova York registrou a maior quantidade de chuva em um dia em pelo menos 152 anos.
Foram mais de 18 centímetros de água no Central Park, segundo a rede de televisão CNN, o maior número desde 1869 (quando as medições começaram) e quase o dobro do recorde anterior (9,75 centímetros em 1927).

Foram registrados quase 9 centímetros de chuvas em apenas uma hora na noite de quarta-feira (1º), superando de longe o recorde anterior de 4,9 centímetros, registrado na passagem do furacão Henri, há apenas 11 dias.

A cidade de Newark, em Nova Jersey, também teve um novo recorde diário de chuva na quarta-feira (1º): 21,3 centímetros, quase o quádruplo do recorde anterior (5,6 centímetros em 1959). O aeroporto da cidade chegou a suspender voos devido à quantidade de chuvas.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, e o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, declararam estado de emergência. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também declarou emergência na cidade.

"Chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas estradas", afirmou de Blasio ao declarar emergência. "Fique longe do metrô. Fique fora das estradas. Não dirija nessas águas pesadas".


Com informações do portal g1

Outras Notícias

PELA PRIMEIRA VEZ, MUNDO REGISTRA MAIS DE 1 MILHÃO DE CASOS DE COVID EM 24 HORAS

O mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da platafo...

MENINA DE 10 ANOS MORRE AO PRENDER RESPIRAÇÃO EM DESAFIO DO TIKTOK

Uma tragédia que resultou na morte de uma criança de 10 anos comoveu internautas de todo o mundo. No interior da Pens...

SOBE PARA 375 O NÚMERO DE MORTOS EM PASSAGEM DE TUFÃO NAS FILIPINAS

Ao menos 375 pessoas morreram na passagem do Rai pelas Filipinas, um dos tufões mais letais a atingir o país nos últi...

IBOVESPA CAI FORTE COM NOVA VARIANTE DA COVID-19 NO RADAR; DÓLAR SOBE

Temores em relação a uma nova variante do coronavírus possivelmente resistente a vacinas levam a semana a terminar co...