Nova interface do Windows. Foto: Divulgação Windows

SEIS ANOS APÓS ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO, MICROSOFT LANÇA WINDOWS 11 NESTA TERÇA (5)

A Microsoft está lançando sua primeira grande atualização do Windows em seis anos nesta terça-feira (5). Mas nem todos os usuários serão capazes de obtê-la imediatamente.

A partir de hoje, o Windows 11 estará disponível para download gratuito para usuários existentes do Windows, dependendo do hardware e da idade de seu dispositivo de PC.

A Microsoft disse que sua abordagem em “fases e medidas” para a introdução do novo sistema operacional começará com PCs com Windows 10 ou pré-carregados com o Windows. Os usuários serão notificados quando estiverem qualificados para a atualização a partir de agora até meados de 2022.

Embora a atualização não seja exatamente a mudança substancial do Windows 8 para o Windows 10 feita em 2015, o Windows 11 apresenta um conjunto de mudanças com design notável, incluindo uma nova interface que se destina a trazer “uma sensação de calma e facilidade”.

Um novo menu “Iniciar” mostra os arquivos abertos recentemente, independentemente do dispositivo usado. E um novo feed de widgets personalizado, movido por inteligência artificial, promete fornecer uma maneira mais rápida de acessar os aplicativos.

Outras atualizações são voltadas para fornecer mais flexibilidade, como mais ferramentas multitarefa, suporte para aplicativos Android em sua nova loja de aplicativos e uma integração com o Microsoft Teams, app para bate-papo e videoconferência.

Ao contrário da Apple, que apresenta um novo sistema operacional para seus computadores Mac a cada ano, a Microsoft adota uma abordagem escalonada.

Geoff Blaber, CEO da empresa de pesquisa de mercado CCS Insight, disse que a atualização mais recente não será “revolucionária”, mas acredita que fará o suficiente para agradar a enorme base de usuários. O Windows 10 é executado em cerca de 1,3 bilhão de dispositivos em todo o mundo, de acordo com a Microsoft.

“O Windows 11 é uma versão iterativa que aponta onde o Windows precisa de mais ambição, em vez de apresentar as mudanças radicais vistas com seu antecessor”, disse ele. “A Microsoft está fazendo ajustes nas áreas que têm potencial para mudar a experiência do usuário, envolvimento e o alcance cada vez maior dos aplicativos do Office 365”.

Isso também pode aumentar as vendas de hardware à medida que se aproxima o fim do suporte ao Windows 10 em 2025.

Em um evento de mídia transmitido no mês passado, a Microsoft também exibiu atualizações em sua linha Surface que virá com o Windows 11. O principal anúncio foi um Surface Laptop Studio de US $ 1.599 (o equivalente a cerca de R$ 8.700) que pode mudar do modo laptop para uma posição melhor para streaming de programas de TV e outro para desenhar ou esboçar. O dispositivo, que levou quase cinco anos para ser desenvolvido, foi projetado especificamente junto com o desenvolvimento do Windows 11.


Com informações de CNN Brasil

Outras Notícias

JACK DORSEY DEIXA CARGO DE PRESIDENTE-EXECUTIVO DO TWITTER

Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, disse nesta segunda-feira (29) que irá deixar o cargo de presidente-execut...

5G: PAÍS TEM DE INSTALAR ATÉ 1 MILHÃO DE ANTENAS PARA ATINGIR COBERTURA NACIONAL

Para o Brasil atingir a cobertura nacional com o 5G, a nova geração de internet móvel vai exigir uma quantidade de an...

CLARO, VIVO E TIM GARANTEM LICENÇAS PARA 5G, E PAÍS GANHA 2 NOVAS OPERADORAS; ACOMPANHE

A operadora Claro arrematou nesta quinta-feira (4), durante o leilão do 5G, o lote B1 da faixa de frequência de 3,5 G...

WHATSAPP DEIXA DE FUNCIONAR EM CELULARES ANDROID ANTIGOS NESTA SEGUNDA; VEJA COMO IDENTIFICAR SUA VERSÃO

O WhatsApp deixou de ser compatível nesta segunda-feira (1º) com o Android 4.0.4 e versões mais antigas. Para seguir ...